Observação:
a) Caso o vendedor não resida na localidade do imóvel, deverá apresentar todas as certidões do seu atual domicílio e da localidade do imóvel;
b) Havendo certidão positiva, encaminhar certidão de inteiro teor da ação.
Se o vendedor tiver menos de 21 anos
Deve apresentar também a cópia da Escritura de Emancipação registrada
Se ele for Solteiro
O Comprovante de Estado Civil é a cópia da Certidão de Nascimento
Se ele for Casado
O cônjuge dele deve apresentar os mesmos documentos citados acima e ambos devem apresentar em conjunto a cópia da Certidão de Casamento, observando o regime:
Comunhão Parcial de Bens na vigência da Lei (somente certidão);
Comunhão Universal de Bens antes da vigência da Lei (somente certidão);
Comunhão Universal de Bens na vigência da Lei (com pacto);
Separação Obrigatória de Bens (com pacto);
Separação Total de Bens (com pacto);
De participação final dos aquestos (com pacto).
Se ele tiver uma União Estável
Deve apresentar a cópia da escritura pública de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data posterior a Dezembro/1977, com regime de comunhão total ou de separação de bens.
Se ele for Separado ou Divorciado
Deve apresentar a cópia da Certidão de Casamento com Averbação, ou Termo de Audiência.
Se ele for Estrangeiro Não Residente no Brasil
Deve apresentar:
Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Cópia do Passaporte;
Cópia da Procuração Pública para pessoa física residente no Brasil, com poderes de compra e venda de imóveis e cláusulas específicas para notificar e citar procurador extra e judicialmente;
Mas essa é uma informação relevante e que precisa ser considerada na hora de realizar uma aquisição no mercado imobiliário, pois dela depende a segurança do comprador ou futuro proprietário.
Talvez você tenha deixado para regularizar o seu imóvel devido a questões financeiras ou por desconhecer os procedimentos que precisam ser realizados após a quitação das parcelas. Então, neste artigo, vamos explicar como é possível verificar quanto custa a regularização de imóveis, os impostos e as taxas devidos. Além disso, vamos fornecer exemplos práticos para facilitar o entendimento.
Qual é a importância da regularização de imóveis?
A regularização de imóveis é muito importante porque assegura a propriedade legal do bem junto aos órgãos públicos. Ao regularizar o imóvel, o proprietário tem direito de fazer o que quiser com o seu terreno, casa, ou apartamento, desde que não esteja descumprindo a lei ou causando prejuízos aos vizinhos. Ele poderá fazer planos futuros e depois colocá-los em prática.
Um imóvel regularizado poderá ser vendido mais facilmente, reformado ou financiado. Se ele permanecer irregular, vários processos não serão aprovados pela Prefeitura Municipal e financiamentos serão negados pelas instituições bancárias. Em alguns casos, o proprietário terá que regularizar o bem com urgência para evitar multas e outras penalidades.
Como calcular os custos da regularização de imóveis?
Existe uma maneira muito prática de fazer o cálculo dos custos da regularização de um imóvel. Vamos considerar uma casa que tenha 200 metros quadrados e que será edificada em um terreno plano. O Habite-se somente será liberado após o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) que será calculado conforme o valor do Custo Unitário Básico (CUB).
O ISS é um tributo municipal que pode sofrer variação conforme a localização do imóvel. O CUB precisa ser multiplicado pela metragem da casa, acrescido de uma alíquota de 30%.
Vamos supor que o CUB seja de R$ 500 a cada metro quadrado. Assim, deverá ser aplicada a fórmula:
ISS = Área Total x Preço do CUB x Alíquota / 100
Observe o cálculo:
ISS = 200m² x 500x 3 / 100
ISS = R$ 3.000
O que é a Certidão Negativa de Débitos?
Podem existir outros custos além do CUB, que somente poderão ser verificados se o proprietário solicitar uma Certidão Negativa de Débitos (CND) na prefeitura de sua cidade. A CND é o documento que vai comprovar que o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano foi pago em dia e que não existe dívida vinculada ao imóvel.
Além dos tributos, o proprietário poderá ter outros gastos com a elaboração de projetos, criação de plantas que são feitas por engenheiros ou arquitetos e outras certificações concedidas pelo poder público. Esses profissionais costumam fazer os planejamentos e encaminhar as documentações na Prefeitura Municipal, mas eles cobram pelos seus serviços.
Entendeu quanto custa a regularização de imóveis? Saiba que você poderá realizar a maioria dos processos por conta própria ou então buscar ajuda especializada, como a de uma imobiliária. Geralmente, o preço para regularizar um imóvel vai custar entre 3 e 10% do seu valor de mercado. Contudo, esse custo vai agregar valor à propriedade.
Comments